terça-feira, 22 de novembro de 2011
REFLEXOES SOBRE A PALAVRA
O Ser Humano é o único ser vivo no planeta Terra que utiliza a palavra como meio de comunicação intrapessoal (consigo mesmo) e interpessoal (com o outro). A palavra é um símbolo que expressa uma ideia, e está intrinsicamente relacionada com nossa mente.
A palavra, que é tão simples e natural, responsabiliza pela convivência humana.
As palavras, usadas de forma sábia, edificam relações, mas de forma imprudente, podem oprimir, entristecer, fazer morrer.
Num texto da escritora Lya Luft, entre outras coisas, afirma que a palavra faz parte da nossa essência: com ela, nos acercamos do outro, nos entregamos ou nos negamos, apaziguamos, ferimos e matamos. Com a palavra, liquidamos negócios, amores.
Quantos pais amaldiçoam seus filhos com palavras: você não vale nada... você não deveria ter nascido... você não será nada na vida...
As palavras devem ser usados para a bendição . bendiz a sua casa, bendiz a sua família, bendiz a sua escola; bendiz seus amigos; bendiz a sua vida...
Tudo depende da escolha da palavra. Há um ditado popular que diz que a palavra é como uma flecha, uma vez lançada, nunca mais volta ao arco.
E se é a língua o órgão responsável pela fala, então, a fábula de ESOPO vem a calhar, já que uma pessoa pode, com uma única palavra trazer a morte ou deixar viver; condenar ou absolver; magoar ou alegrar; edificar ou destruir.
Portanto, a Revista Literária com esse nome vem nos sugerir, que temos o poder em nossas palavras, pois elas são a cristalização de nossos pensamentos.
Quando falamos ou escrevemos, utilizamos a palavra como matéria prima, ela deve ser a mais pura, a mais bonita, a mais bondosa, a mais justa.
Cerquemo-nos de boas palavras na construção do amanhã que chegou hoje cedo em nossa porta.
Um beijão a todos
Obs:
Caros alunos,
Estou amando ver vocês se amarrarem nas palavra!
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário