quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Uma escritora que nascia

Em 2011 tivemos a grata alegria de conhecer uma pessoa que ficará marcada na nossa história de educadores: Lorena.
Menina simples e doce adentrou em nossas vidas sem pedir licença, apenas apossou-se de nossos corações.
De onde ela veio? Dos Brasis. Nascera em Belém (PA), viveu em lugares grandiosos como São Paulo, e Brasília. Mas foi em Minas Gerais que o despertar de uma grande escritora teve inicio.
Com uma mente privilegiada onde se agregam lembranças de tantos lugares, tantos fatos e tantas marcas... que só através do fio de Ariadne, que é a PALAVRA, conseguirá sobreviver.
Uma adolescente como outra qualquer, Lorena se despertou para o mundo maravilhoso da literatura através de um livro magnífico: O pequeno Príncipe de Saint Exupéry. Sensível, a aspirante escritora, se deleitou com a lealdade do pequeno príncipe para com a sua rosa, ao compreender quem em meio a milhares, ela será sempre única para o principezinho. Assim são os amigos que Lorena guarda em seu coração, são colegas de sala de aula que ela os levará para sempre.
Dona de uma simplicidades, privilegiando sempre o essencial para sua vida, escolhe o açaí sua fruta preferida, pois lembra a inesquecível terra onde nascera.
Ao contrário do que se vê nos tempos hodiernos, em que jovens adolescentes se extasiam em frente de um computador, ela se alegra ao abraçar um livro.
Raras as vezes que a vemos sorrir, em entrevista, ela revela uma dor que lhe persegue, não poder ter sorrido na infância. Talvez seja a causa dela apostar da cor cinza. É uma escritora nata, sua narrativa uma mescla de Drummond, Machado de Assis e Manuel Bandeira.
Quanto aos versos, ela tem motivo para ser assim, tão calada, tão tímida, tão séria... lembram-se dos versos de Cecília? “Não sou alegre nem sou triste/sou poeta”.
Ao encerrar a entrevista, não pude disfarçar minha emoção de ter em minha frente aquela garotinha. Eu que teoricamente, todos os dias falo sobre “tantos poetas e prosadores”, tinha ali na varanda de minha casa Lorena Reis, uma escritora que nascia.

Um comentário: